ESCOLA PROFISSIONAL
Instituto de Tecnologias Náuticas
Técnico de Mecânica Naval

O Técnico de Mecânica Naval é o profissional qualificado capaz de regular, conduzir e reparar motores diesel, máquinas alternativas a vapor e outras máquinas, bem como aparelhagem auxiliar a bordo de embarcações, sendo responsável pelo seu bom funcionamento. A conclusão deste curso (nível IV), com aproveitamento e após os tirocínios exigidos por lei, permite o acesso ao escalão da mestrança na categoria profissional de Maquinista Prático de 2ª Classe (CNP 8.1.6.2.10). A conclusão, com aproveitamento, do segundo ano do curso de Técnico de Mecânica Naval confere direito à obtenção da categoria profissional de Mecânico de Bordo (CNP 7.2 3.3.25). Este curso possui, ao fim de ano e meio, a saída intercalar de Assistente de Mecânica e Navegação Marítima (nível II). Esta saída intercalar permite a obtenção das categorias profissionais de Marinheiro de 2ª Classe (CNP 8.3.4.0.25), de Ajudante de Maquinista (CNP 8.1.6.2.15) ou Marinheiro-Maquinista e, após os tirocínios exigidos por lei, permite o acesso à categoria profissional de Marinheiro de 1ª Classe (CNP 8.3.4.0.25). Todas estas categorias profissionais estão contempladas nos artigos 6º, 7º, 17º, 18º, 35º, 38º, 39º e 40º do anexo III Decreto-Lei nº 280/2001, de 23 de Outubro, na Portaria nº 1509/2004, de 31 de Dezembro, e na Classificação Nacional de Profissões (CNP). 

Objectivos do Curso

O Técnico de Mecânica Naval é o profissional qualificado capaz de regular, conduzir e reparar motores diesel, máquinas alternativas a vapor e outras máquinas, bem como aparelhagem auxiliar a bordo de embarcações, sendo responsável pelo seu bom funcionamento. A conclusão deste curso (nível 4), com aproveitamento e após os tirocínios exigidos por lei, permite o acesso ao escalão da mestrança na categoria profissional de Maquinista Prático de 2ª Classe (CNP 8.1.6.2.10). A conclusão, com aproveitamento, do segundo ano do curso de Técnico de Mecânica Naval confere direito à obtenção da categoria profissional de Mecânico de Bordo (CNP 7.2 3.3.25). Este curso possui, ao fim de ano e meio, a saída intercalar de Assistente de Mecânica e Navegação Marítima (nível 2). Esta saída intercalar permite a obtenção das categorias profissionais de Marinheiro de 2ª Classe (CNP 8.3.4.0.25), de Ajudante de Maquinista (CNP 8.1.6.2.15) ou Marinheiro-Maquinista e, após os tirocínios exigidos por lei, permite o acesso à categoria profissional de Marinheiro de 1ª Classe (CNP 8.3.4.0.25).

Atividades Principais

  • Preparar as máquinas, inspecioná-las e verificar o seu funcionamento.
  • Regular as máquinas de modo a que atinjam as condições determinadas, tendo em atenção a sua potência e estado.
  • Conduzir as máquinas durante o percurso, observando pressões e temperaturas e fazendo variar o regime de funcionamento, a fim de permitir as manobras.
  • Detetar avarias na aparelhagem mecânica e elétrica e repará-las, sempre que possível, a bordo ou providenciar pela sua reparação.
  • Dar indicações ou proceder à beneficiação, limpeza, lubrificação e manutenção das máquinas, aparelhagem auxiliar e respetiva instalação.
  • Zelar pela existência de combustível, lubrificantes e outros materiais necessários ao funcionamento e manutenção das máquinas.

Ficheiro
  Com o apoio de : ITN 2013
  INICIO ♦  QUEM SOMOS ♦  CURSOS ♦  GALERIA ♦  INSCREVE-TE ♦  CONTACTOS