<

ESCOLA PROFISSIONAL
Instituto de Tecnologias Náuticas

QUEM SOMOS

Missão: É nossa missão ajudar a formar jovens, para o reconhecimento da igualdade na dimensão humana, para a aceitação das diferenças, e diminuir as desigualdades, normalizando capacidades intelectuais diferentes, proporcionando-lhes uma formação profissional, que lhes permita integrar o mundo do trabalho com sucesso. Espera que estes jovens se tornem capazes de contribuir para o desenvolvimento da sociedade em que vivemos.

A AEMAR – Associação de Estudos e Ensino para o Mar, é uma associação sem fins lucrativos, criado pelos elementos mais representativos do sector náutico e marítimo, quer a nível das Entidades Empregadores quer a nível das Associações Sindicais. A AEMAR é proprietária do ITN – Instituto de Tecnologias Náuticas e pretende assim reforçar os mecanismos de apoio à inserção dos jovens na vida ativa. A AEMAR/ITN foi criada em 1991 (contrato-programa, homologado em 8 de julho de 1991) sendo a única Escola Profissional a nível nacional do setor dos Transportes Marítimos, manutenção de navios de comércio e náutica de recreio. Vindo assim a responder às necessidades de modernização dos agentes económicos e sociais do setor bem como de outras instituições de regulação da atividade profissional e, contando atualmente com a colaboração das principais empresas do mercado nacional, pretende facultar aos jovens, percursos de formação de forma a melhorar a competitividade na área dos transportes marítimos. A crescente sofisticação tecnológica dos navios, a progressiva mundialização dos mercados, as preocupações cada vez maiores com a segurança da vida humana e a proteção ecológica do meio marinho, requerem uma contínua especialização de profissionais nesta área. A nossa filosofia de atuação é formar técnicos qualificados que contribuem para uma maior eficiência e competitividade que façam face à crescente complexidade da atividade do setor dos transporte marítimos. Dotado de meios humanos e materiais capazes de assegurar uma formação profissional de qualidade, em estreita articulação com o mundo empresarial o ITN reúne as condições pedagógicas para oferecer aos jovens, vocacionados para as atividades marítimas, o ingresso preferencial nas empresas do sector e a respectiva possibilidade de progressão na carreira profissional.

Visão: Ser a escola de Ensino Profissional de referência em Portugal, com prestígio reconhecido a nível nacional e internacional. 

 

Para os jovens que possuem o 9º ano de escolaridade e que queiram abraçar uma carreira nas atividades marítimas, o INSTITUTO DE TECNOLOGIAS NÁUTICAS constitui uma oportunidade única. Todos os cursos Técnico Profissionais estão isentos do pagamento de propinas e destina-se, preferencialmente, a jovens com idade entre os 15 e os 20 anos.

  Com o apoio de : ITN 2013
  INICIO ♦  QUEM SOMOS ♦  CURSOS ♦  GALERIA ♦  INSCREVE-TE ♦  CONTACTOS